IV Fórum Latino Americano de Fotografia

Meu nome foi selecionado, juntamente com 72 fotógrafos para participar da leitura de portfólios do IV Fórum Latino Americano de Fotografia – Itaú Cultural (sim, tem um “Favero” em mim). Fiquei muito honrado. Não tenho nem roupa pra constar numa lista destas (hehehe), quem dirá pra ser avaliado pelo time que me aguarda. Vai ser um massacre!

Marcelo dos Santos12

Photothings

Você não foi na Feira Cavalete em dezembro? Não?! Então não falte, espero você na Photothings. Vem bater um papo sobre fotografia, ver meus trabalhos e de outros artistas e, quem sabe, levar alguma coisa pra casa. Te espero lá!

12605458_512321502272897_2770222613612345362_o

05 de março de 2016, na UNIBES Cultural.
Das 12 às 20h
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo

https://www.facebook.com/events/110411612677131/

Na Feira Cavalete, em dezembro 2016 (Foto: Paula Marina)
Na Feira Cavalete, em dezembro 2016 (Foto: Paula Marina)

Agende-se

FOTO FEIRA CAVALETE #3

Sábado, 12 de Dezembro (nova data)
das 12 às 22h

Rua Teodoro Sampaio, 1.109 – São Paulo

Eu, junto com a fotógrafa Paula Marina e outros fotógrafos convidados estaremos com um ponto de vendas de fotografias na 3ª Edição da Foto Feira Cavalete. Desta vez, num espaço super confortável na Praça Benedito Calixto. Curta a página do evento no Facebook! E pode botar na sua agenda, aguardamos você lá!

 

O plano B

Nem sempre a sorte está faceira ao nosso lado, nem sempre os prazos são os ideais, nem sempre a gente pode se dar ao luxo de fazer um planejamento e fechá-lo como definitivo. Principalmente quando colocamos no mesmo tubo “prazo curto” e “fotografia outdoor”. Numa produção, é nosso compromisso atingir um objetivo pré-determinado, ou brifado (como queiram) e não há espaço para falhas. É preciso minimizar imprevistos. Mas não controlamos o clima. O melhor dos mundos é sempre poder contar com uns dias de lambuja pra poder escolher o melhor ou mais adequado deles. Bem, nem sempre isso é possível.

E nesses casos, quando o tempo não colabora, é preciso ter um plano B, dentro do orçamento e dentro do prazo pra cumprir o briefing. A foto era na praia. Pai ensinando filho a andar de bicicleta, corpo inteiro em perspectiva. O prazo para resolver toda a produção, figurino, locação e casting: 3 dias, de uma segunda à quarta-feira para fotografar numa manhã de quinta-feira.

E a previsão dizia que seriam 4 dias de chuva.
E assim foram eles.

stosfot_STS4201

Solução? Enquanto a produção e casting não estavam ok, fotografar a praia antecipadamente, antes da chuva chegar…

stosfot_STS4964

…de forma que se pudesse inserir os atores depois, conforme o layout da agência…

perspectiva
…e completar o trabalho no estúdio.

IMG-20150723-WA0004 cópiastosfotpais2015-025 cópia
A foto, como campanha publicitária, poderia ter uma linguagem fantasia, com um cenário quase ilustração. Na campanha havia o sorteio de uma Harley Davidson, então optei por reforçar uma ideia que já estava insinuada na marcação da Direção de Arte: Um aspecto de cores e contrastes baseado nas ilustrações e retoques fotográficos anos 50 e 60. E como o tema da campanha também remetia a uma história passada, por que não um visual (quase) retrô?

stosfot_principal2_pais2015010392_cartaz_elevador_30x42Se você só tem um plano, você não tem nenhum :).

IMG-20150723-WA0001
Na foto: Marina Gonçalves do shopping, os dois Marcelos e o pequeno Kauã

Ficha Técnica:

Fotografia e tratamento: Marcelo dos Santos
“Pai”: Marcelo Santos (atenção, não sou eu que tenho “dos”)
“Filho”: Kauã Guarnieri
Agência: Ego Comunicação Estratégica
Criação: Nassir Curi
Cliente: Praiamar Shopping Center
Aprovação: Marina Gonçalves
Produtora: Nilma Nunes
Assistente: Leonaldo Santos